A Beleza Está nos Olhos de Quem Vê – Camila Cury

Fui na Sarayva no intervalo do almoço do serviço e achei um livro que eu não conhecia. COMPREI!

Quantas vezes você já se olhou no espelho e desejou que seu nariz fosse um pouco menor, que seus seios fossem mais volumosos, suas coxas, mais grossas e sua barriga, mais durinha? Provavelmente você acredita que, se esses desejos se tornassem realidade, seria mais feliz.

No entanto, o que impede a sua felicidade não são esses “defeitos” que você enxerga em seu corpo, e sim a maneira como se sente em relação a eles.

O cruel padrão de beleza imposto pela sociedade tem envenenado a alma das mulheres, tornando-as demasiadamente críticas em relação à aparência. Como é impossível corresponder a esse modelo, elas se tornam vítimas de distúrbios alimentares e psíquicos na busca de um corpo perfeito, ou se transformam em pessoas inseguras e insatisfeitas.

Em A beleza está nos olhos de quem vê, a psicóloga Camila Cury vai ensiná-la a redefinir sua autoimagem e resgatar sua autoestima, ajudando-a a compreender que seu valor como pessoa está dentro de você – e não do lado de fora.

Por meio de histórias de pessoas que conseguiram recuperar as rédeas de suas vidas depois de perceberem o mal que sua autoimagem negativa estava causando, este livro vai inspirar você a reencontrar a alegria de se olhar no espelho e a redescobrir o orgulho de ser quem você é.

“A ditadura da beleza tem furtado a mais vibrante das paixões, a paixão pela vida. Muitas mulheres, em vez de se aventurarem, construírem seus sonhos, arriscarem novas amizades e ocuparem espaços sociais, gravitam na órbita da anatomia do seu corpo. Ficam diante do espelho não valorizando seu patrimônio genético, mas exaltando seus defeitos. Todavia, o massacre não acaba quando a imagem não se reflete mais no espelho; ele se perpetua ao longo do seu dia, da sua história, influenciando os relacionamentos, a autoestima e até o desempenho profissional.”Augusto Cury

As mulheres de todo o mundo estão sofrendo uma das maiores torturas psicológicas de todos os tempos: a ditadura da beleza. Basta uma olhada rápida numa revista de modas ou num comercial de TV para compreender que a sociedade criou um padrão de beleza inatingível, totalmente fora da realidade da mulher “comum”.

A consequência disso é que, como a maioria de nós não se enquadra nesse padrão, nos sentimos inferiores e nos tornamos amargas e fechadas, como se a felicidade dependesse do número do nosso manequim.

Por nos fixarmos tanto na imagem externa, esquecemos de dar valor à nossa essência, aos nossos talentos, às coisas que nos tornam únicas e especiais. E então nos encolhemos no casulo do medo e da insegurança.

Em A beleza está nos olhos de quem vê, Camila Cury nos ajuda a redescobrir a capacidade de amar a nós mesmas pelo que somos e não pelo que aparentamos.

Num tom ao mesmo tempo crítico e poético, a autora traz informações importantes sobre os transtornos psíquicos que a obsessão pela magreza pode gerar e ensina que, embora não possamos controlar a forma como nos sentimos, podemos mudar a maneira como nos vemos.

Além de analisar trajetórias de celebridades como Michael Jackson, Susan Boyle e Yoko Ono, este livro conta histórias de pessoas anônimas que conseguiram superar traumas e dificuldades porque acreditaram em si mesmas e foram em busca de seus sonhos, mesmo não correspondendo ao modelo de beleza idealizado por todas nós.

SUMÁRIO

– Prefácio
– Introdução
– Capítulo 1: Calaram a voz das mulheres
– Capítulo 2: A história da beleza e seus padrões massacrantes
– Capítulo 3: A beleza que conquistou John Lenon
– Capítulo 4: A mulher que conquistou o mundo
– Capítulo 5: As celebridades e a eterna busca de identidade
– Capítulo 6: O jovem que queria matar o cirurgião plástico
– Capítulo 7: A tirania da beleza e a anorexia nervosa
– Capítulo 8: O prazer e a culpa do comer: bulimia
– Capítulo 9: A busca do corpo perfeito e a vigorexia
– Capítulo 10: A beleza com o passar dos anos
– Capítulo 11: Os grilos de todas as mulheres
– Capítulo 12: A educação da autoestima
– Capítulo 13: O marketing pessoal: a beleza está no seu olhar
– Bibliografia
– Escola da Inteligência

Outro livro do Augusto Cury (que só tem livros legais!) é o A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres.

Com mais de 2 milhões de livros vendidos no Brasil, Augusto Cury retrata neste livro o cotidiano de mulheres que sofrem caladas as conseqüências de uma cruel realidade do mundo moderno: a ditadura da beleza.
Apoiando-se em sua vasta experiência como psiquiatra e pesquisador, Cury dá um grito de alerta contra essa forma de opressão que vem deixando mulheres, adolescentes e até crianças tristes, frustradas e doentes.
Influenciadas pela mídia e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões de beleza que são apresentados, milhares de mulheres mutilam sua autoestima – e, muitas vezes, seus corpos – em busca da aceitação social e do desejo de se tornarem iguais às modelos que brilham nas passarelas, na TV e nas capas de revistas.
Ao tratar de um tema tão atual, este livro faz com que o leitor se identifique imediatamente com os personagens e sua luta por uma vida mais plena e feliz, em que cada pessoa se sinta livre para ser o que é, sem se envergonhar de sua aparência ou tentar ser igual a ninguém. Uma vida em que todas as pessoas descubram que a verdadeira beleza está dentro de nós.

Editora: Sextante
Autor: AUGUSTO CURY
Ano: 2005
Número de páginas: 208

7 comentários em “A Beleza Está nos Olhos de Quem Vê – Camila Cury

    1. ih nega, o que vc mais vai encotnrar por aqui são livros de auto-ajuda. E acredite, pra muita gente não é só um clichê, ele ajuda sim.

  1. Concordo com a “Diariodeumadismorfobia”. Livros de auto-ajuda sofrem preconceito dos “sabe-tudo” da vida, mas eles são uma salvação pra quem tem a mente aberta e ainda não teve contato com os sentimentos tratados no livro em questão. Eu por exemplo me curei de uma depressão e me livrei de um relacionamento doentio, lendo livros e livros de auto ajuda. Quem não tem dinheiro pra psicoterapia caça com auto-ajuda mesmo Cibelle.

  2. Acabei de ler esse livro e realmente é muito bom. Adorei, recomendo a todas as mulheres. Solange, Obrigada por compartilhar conosco essa informação. Beijos

  3. Estou lendo e ….simplesmente encantada!! Chegou no momento da minha vida , que precisava muito de entender o meu relacionamento com uma das minhas filhas!!! E com certeza vou conseguir!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s